Cabelo ressecado: Como resolver? Qual a melhor hidratação? - Hidratei
Cabelos

Cabelo ressecado: Como resolver? Qual a melhor hidratação?


O cabelo ressecado é o inimigo número 1 das mulheres e tem como características o volume em excesso, frizz, fios danificados e quebradiços, pontas duplas e pouco brilho.

Neste artigo, tentamos levantar respostas para você sobre todas estas questões:

A causa do ressecamento dos fios são vários, podendo ser influenciado por fatores químicos, ambientais e mecânicos. Por terem a camada externa dos fios mais frágeis, eles conseguem se abrir com mais facilidade e, então, os fatores externos como poluição, luz do sol, processos químicos acabam prejudicando ainda mais a saúde dos cabelos

Contudo, deve-se diferenciar o cabelo seco do ressecado. Sendo este uma qualidade típica dos fios, o cabelo seco não precisa ser lavado todos os dias, são mais rebeldes quanto a sua forma e possuem mais volume.

Enquanto que o cabelo ressecado, torna-se dessa forma por transformações acarretadas por desgastes dos fios, sendo que a sua característica natural pode ser oleoso ou misto. Ou seja, o cabelo ressecado é uma condição adquirida e não uma qualidade natural das madeixas.

  • Como manter o cabelo hidratado?

  • Cabelo ressecado: o que preciso saber?


  • Leia mais sobre: Sonhar Cortando Cabelo

     

    Como manter o cabelo hidratado?
    Quais os pontos negativos e positivos?

    Para manter o cabelo hidratado, é preciso seguir um cronograma capilar que vai te ajudar no tratamento caseiro dos fios. Com isso, os fios secos passarão a concentrar água dentro de sua unidade o que fará com que as madeixas melhorem de aspecto e fiquem mais saudáveis.

    Para cada tipo de cabelo existe uma forma de cuidar. Se o seu cabelo for cacheado e estiver ressecado, é importante evitar modeladores de calor que danificam os fios, dar um tempo das tinturas e deixar o cabelo ‘’respirar’’ e fazer hidratação profunda com certa frequência.

    Caso você seja loira e está com ressecamento dos fios, o que é normal, deve evitar banhos quentes, o que prejudica ainda mais a saúde dos fios, deve ter atenção com o uso da chapinha e secador e é importante usar uma boa máscara de hidratação. Além de hidratar, é importante ter atenção na hora de proteger o cabelo mas protetores térmicos.

    Se você é homem e também enfrenta esse tipo de problema, aqui vai algumas dicas: não lave o cabelo todo dia, tome cuidado com o banho quente que abre as cutículas e deixa o cabelo mais opaco e utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

    O cronograma capilar serve para recuperar os fios que apresentam ressecamento e deve ser feita uma vez a cada 14 dias. Caso os fios estejam extremamente danificados, essa etapa deve ser feita uma vez na semana.

    Nele, há etapas como hidratação, sendo um dos passos principais para a recuperação da saúde do cabelo, a nutrição que devolverá a oleosidade natural dos fios e também a reconstrução que devolverá a massa capilar perdida pela ação dos processos químicos os quais eles passam.

    O produto que será usado na hidratação do cabelo deve ser rico em componentes hidratantes como, por exemplo, a glicerina que possui propriedades umectantes, além dos óleos vegetais que devolve a saúde e maciez das madeixas.

    Algumas opções para hidratar o cabelo ressecado são de origem natural como os óleos que devolvem todo o brilho e vida dos fios. Aqui vão alguns exemplos de produtos que podem ser usados na hidratação:

    Oléo de coco

    Possui gordura e vitamina E que além de hidratar, eles devolvem o brilho e a oleosidade natural dos fios. Modo de usar: leva os cabelos e neles ainda úmidos, aplique em cada mecha o óleo e deixe agir por 20 minutos antes de voltar a lavá-lo normalmente. Para melhores resultados, utilize esse método 3 vezes na semana.

    Óleo de argan

    Ele ajuda no controle do frizz além de recuperar o brilho e maciez do cabelo. Modo de usar: aplique o óleo sobre os cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos e após isso, lave-o.

    Outros produtos de extrema importância na hidratação dos fios, além do tradicional creme, outros itens são indispensáveis quando o assunto é trazer o brilho, maciez e afastar o frizz dos cabelos:

    Serum

    além de recuperar os fios, o sérum ajudará a proteger as madeixas contras os fatores externos do dia a dia. Por ser rico em nutrientes, ele garante a resistência e saúde do cabelo, sendo, muitas vezes, bem mais potente do que os próprios óleos.

    Máscara de hidratação

    Esse produto serve para potencializar os efeitos dos nutrientes no cabelo. Deve ser usado logo após o shampoo, passando o produto mecha por mecha e deixar agir por 15 a 30 minutos, dependendo do produto.

    Leia mais sobre: Cabelo Cacheado Masculino

    Cabelo ressecado: o que preciso saber?

    O cabelo ressecado nada mais é do que uma condição de estado em que os fios encontram-se frágeis, danificados, quebradiços e com pontas duplas.

    Essa situação é ocasionada por fatores externos que prejudicam a saúde dos fios. O uso excessivo de química e exposição do cabelo ao calor com secadores, chapinhas e finalizadores ajudam a deixar os fios secos.

    Para recuperar a beleza e saúde das madeixas é preciso fazer uma boa hidratação para que os nutrientes voltem à unidade dos fios e que o cabelo volte a ter o brilho e maciez de um outro momento.

    Cremes e máscaras hidratantes, óleos, séruns e leave in são produtos que ajudam você a conseguir trazer de volta a beleza e saúde dos seus cabelos. Com essas dicas, você poderá recuperar de forma eficaz seus fios!

    Esperamos que este artigo tenha ajudado!
    Não deixe de compartilhar!

     

    Leia mais sobre: Como Acabar com a Caspa

    Hidratei: Cabelo bonito é cabelo hidratado!

    Ah, e já que estamos falando de bem-estar e autocuidado, conheça nosso produto especial para seu cabelo: o Hidratei Spray e o

    Hidratei Sérum Sos. São produtos que ajudam a potencializar os resultados.

    O Hidratei é um spray que recupera seu cabelo danificado, dá brilho, maciez e força para os fios. Deixando seu cabelo mais lindo e saudável desde a primeira aplicação.

    Então, o que está esperando? Experimente e conta para gente como funcionou para você!

    Continuar lendo

    Protetor térmico para cabelo: O que é? Para que serve? Qual o melhor? Como usar? - Hidratei