D Pantenol: O que é? Para que serve? Como usar? - Hidratei
Cabelos

D Pantenol: O que é? Para que serve? Como usar?

hidratei

No mundo moderno, o cuidado pessoal está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Produtos de higiene pessoal e de beleza estão cada vez mais funcionais e com ingredientes novos, descobertos por especialistas, o D-pantenol é um exemplo disso.

O ingrediente é um álcool que, em contato com a pele e cabelo, é convertido em ácido pantotênico (vitamina B5), lembrando que a substância também é chamada de pró-vitamina B5. Mas, D-pantenol para que serve? Poderoso hidratante, essa vitamina faz muito bem para a saúde da pele, unha e cabelo.

O D-pantenol para cabelo vai agir como um hidratante profundo, além de prevenir contra danos externos e promovendo um brilho intenso. Já para outras partes do corpo, ele atua como umectante e retém mais líquido e nutrientes para as camadas mais profundas da pele.

Caso esse ingrediente seja uma novidade para você, nós vamos abordar de forma completa sobre os benefícios desse ácido e informar sobre como encontrá-lo e utilizá-lo no seu dia a dia. Leia na íntegra o nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre esse ingrediente.

  • D pantenol para que serve? Qual o seu efeito no cabelo?

  • Guia Completo D Pantenol

  • Conheça o Shampoo Hidratei Cachos, o melhor para seus fios

  • O que só o Shampoo Hidratei Cachos faz?

  • Leia também: Sonhar cortando o cabelo

    hidratei

    D pantenol para que serve? Qual o seu efeito no cabelo?

    O Pantenol é uma substância do tipo álcool hidrossolúvel muito utilizado em vários segmentos de produtos cosméticos. É o precursor da vitamina B5, tendo em vista que assim que esse álcool penetra na pele, ele se transforma em vitamina.

    Os produtos capilares como shampoos, condicionadores e máscaras costumam usar o D-pantenol em sua composição graças à sua ação de cicatrização e maciez da epiderme dos fios. Porém, ele também é usado em cremes hidratantes, pomadas e sprays para a pele e produtos como esmaltes para as unhas, devido às propriedades fortificantes e hidratantes.

    Contudo, existe também a venda de d-pantenol líquido. Você consegue encontrá-lo em farmácias de manipulação e também pela internet. Entretanto, é importante usar a substância de forma adequada, por isso, é indicado consultar um dermatologista que vai recomendar a quantidade necessária a ser aplicada.

    Leia também: Tipos de ondulado

    Guia Completo D Pantenol 

    Efeito do D-pantenol nos cabelos

    Como já mencionado, o D-pantenol possui diversas vantagens para os cabelos, estando presente em fórmulas de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento capilar.  Entre os  principais benefícios que o D-pantenol proporciona aos cabelos estão:

    • Vitalidade e beleza para os fios;
    • Auxílio no crescimento capilar;
    • Hidrata de forma profunda e duradoura;
    • Ação anti-inflamatória;
    • Evita a formação de pontas duplas;
    •  Revitalizar os fios danificados e quebradiços;
    • Proporciona mais brilho e elasticidade aos fios;
    • Melhora a textura e maciez do cabelo.

    Como usar D-pantenol no cabelo?

    Existem produtos no mercado que já possuem o D-pantenol e você pode usá-lo conforme as instruções da embalagem do produto. Entretanto, caso queira utilizá-lo em sua forma ‘’pura’’, você pode administrar a substância de diversas formas e em várias etapas dos seus cuidados com os fios.

    1. Hidratação - para dar aquela turbinada em sua máscara de hidratação, utilize uma tampinha de d-pantenol e misture em seu creme. Você pode adicionar também no seu shampoo.
    2. Finalização - no momento de finalizar, o d-pantenol pode ser misturado com o óleo finalizador, o mesmo vale para quem utiliza creme nesta etapa de finalização.
    3. Massagem - a substância também pode ser usada no momento de hidratar o couro cabeludo. Para isso, mistura o d-pantenol na água, passe no local e faça massagens.

    Agora que você já conhece os benefícios do D Pantenol para os cabelos, precisa saber também quais são os produtos. Geralmente, shampoos, condicionadores e máscaras capilares são os principais produtos que contêm o ingrediente em sua fórmula.

    O componente é indicado, sobretudo, para fios ressecados e secos, já que ele previne o ressecamento, acaba com as pontas duplas, ajuda no crescimento capilar, melhora a definição e reduz o frizz e a opacidade.  O resultado são as madeixas macias, fortes e com movimento.

    Então, se você está com os fios secos, ressecados, porosos, opacos e quebradiços, aposte na manteiga de karité para o tratamento desses problemas e verá o resultado quase mágico desse poderoso ingrediente. Além disso, o couro cabeludo é outro beneficiado pelas propriedades da manteiga, já que ela é capaz de amenizar irritações e descamações e ainda contribuir para o crescimento capilar.

    Leia também: Corte químico na raiz

    hidratei

    Conheça o Shampoo Hidratei Cachos, o melhor para seus fios

    Cuidar dos cachos, fios ondulados e crespos não é uma das tarefas mais fáceis. Muitos produtos, quando não formulados propriamente para os tipos citados, acabam prejudicando a saúde e não trazendo os resultados esperados.

    Pensando nisso, a linha Hidratei trouxe o Shampoo Hidratei Cachos, especialmente formulado para limpar os fios, sem deixar o aspecto ressecado, o que o difere de boa parte dos produtos do mercado. 

    Isso porque em sua formulação contém ingredientes que higienizam e hidratam. Veja a seguir os principais ativos do shampoo:

    Quais os componentes principais do Shampoo Hidratei Cachos?



    • PANTENOL: como você já viu no nosso artigo, o D-pantenol vai alinhar os níveis de proteicos e lipídicos do couro cabeludo, contribuindo para a força dos fios, maciez e também reestruturação da fibra, deixando-os mais alinhados.
    • MEL VEGETAL: Obtido por meio de tubérculos frescos de yacon, esse ingrediente traz resultado imediato, fechando as cutículas capilares. Além disso, diminui as irregularidades dos fios, promovendo suavidade e maciez aos cabelos.
    • MENTOL: Garante o frescor  e auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo. Isso garante uma abertura maior dos  folículos pilosos, contribuindo para o crescimento do cabelo de forma acelerada.

    O que só o Shampoo Hidratei Cachos faz?

    • Cuida dos seus fios com ingredientes naturais
    • Limpeza e hidratação intensas
    • Toque sedoso nos fios 
    • Restauração de alta intensidade
    • Garante brilho aos cabelos. 
    • Reduz a porosidade dos fios

    Além disso, o produto não possui silicone, parabenos, petrolatos e sulfatos em sua fórmula. Tem alto rendimento graças a sua fácil espalhabilidade. Outro ponto positivo do Shampoo Hidratei Cachos é que ele é funcional, possibilitando que sejam feitas ‘’misturinhas’’, seguindo seu cronograma capilar.

    Toda a linha Hidratei Cachos foi desenvolvida por especialistas. Ela foi pensada nas necessidades dos cabelos ondulados, cacheados ou crespos. Produtos que vão garantir a hidratação e definição de forma econômica, sustentável e com excelente qualidade. 

    hidratei

    Continuar lendo

    Ruivo acobreado: O que é? Quais os tons? Inspirações e dicas - Hidratei
    Manteiga de Karité: O que é? Para que serve? Como usar? - Hidratei